Pular para o conteúdo principal

As Memórias de Sir Isaac Newton

As memórias de Isaac Newton estão disponíveis na web e o Blog da Maçã não poderia perder esse momento histórico.

Em muitas ocasiões, em posts anteriores, foi mencionado aqui a lenda mais famosa da história da ciência. Lenda essa que serve de inspiração para o nome desse blog e seu endereço: Newton e a Maçã. Newton estaria sentado embaixo de uma macieira quando a queda de seu fruto teria sido o insight para a teoria de gravitação. Muitos contam, inclusive, que a maçã teria caído sobre sua cabeça.

Histórias semelhantes a essas são protagonizadas por outros cientistas famosos, como é o caso do grande Filósofo, Matemático e Físico Arquimedes, no "problema da coroa do Rei Hieron":

O rei havia prometido aos deuses, que protegeram suas conquistas, uma coroa de ouro. Entregou, então, certo peso de ouro a um ourives para que este confeccionasse a coroa. Quando o ourives entregou a encomenda, com o peso igual ao do ouro que Hieron havia fornecido, foi levantada a acusação de que ele teria substituído certa porção de ouro por prata. Arquimedes foi encarregado, pelo rei, de investigar se esta acusação era, de fato, verdadeira.

Conta-se, que ao tomar banho (em um banheiro público) observando a elevação da água a medida que mergulhava seu corpo, Arquimedes percebeu então que poderia resolver o problema. Entusiasmado, saiu correndo para casa, atravessando as ruas completamente despido e gritando a palavra grega que se tornou famosa: "Eureka! Eureka!"


Todos os cientistas e historiadores consideram essas histórias como grandes anedotas, com grande apelo didático, mas longe de terem sido verdadeiras. Porém, no caso da fatídica maçã de Newton, a natureza parece ter realmente pregado essa peça no físico mais importante de todos os tempos.

A biografia escrita por William Stukeley, Memórias da vida de Sir Isaac Newton, conta exatamente essa história. Stukeley era contemporâneo de Newton e relata como o próprio a teria contado:

"Depois do jantar, o clima é quente, fomos para o jardim beber chá, sob a sombra de algumas macieiras ele me disse que só estivera na mesma situação, como quando anteriormente, a noção de gravitação veio em sua mente. Foi ocasionada pela queda de uma maçã, enquanto estava sentado em atitude contemplativa. Por que que a Maçã sempre desce perpendicularmente ao chão? Pensou... "

Até agora, o manuscrito estava escondido nos arquivos da Royal Society - mas a partir de hoje qualquer um com acesso à Internet será capaz de acessá-lo (acesse aqui). É um de uma série de documentos que estão sendo publicados pela principal instituição acadêmica da Grã-Bretanha, para marcar seu 350º aniversário.


Lord Rees, presidente da Royal Society - a qual Newton também já presidiu - disse: "A biografia escrita por Stukeley é um artefato precioso para os historiadores da ciência e estou muito contente que ela seja disponibilizada em um formato que permite a qualquer pessoa vê-la como se estivessem segurando o manuscrito com as próprias mãos.

O manuscrito data de 1752, um quarto de século depois da morte de Isaac Newton. A lenda da maçã também aparece em outros relatos da época, por isso, se essa história for uma grande anedota, é fato que é tão antiga quanto a própria teoria de de gravitação universal.



Fonte:

http://www.telegraph.co.uk
http://www.scientificamerican.com
http://educar.sc.usp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece as regras do futebol?

Eis que mais um tema polêmico surge nesse domingo de Futebol. O evento aconteceu na partida entre Flamengo e Náutico, no Maracanã, pela 16ª rodada da série A do campeonato brasileiro. Antes de começarmos a falar sobre o assunto vamos assistir ao vídeo: Isso gerou um grande debate no Twitter logo após o término do jogo. As primeiras perguntas surgiram: o jogador pode trocar de calção, camisa, etc, durante o jogo? Essa situação é igual a de um jogador que troca de chuteiras na beira do campo, ou de um goleira que troca as luvas? A resposta mais técnica que apareceu foi: "ele infringiu a regra 4". regra 4? Como assim? É isso mesmo. Todos devem saber que existem regras no futebol, mas talvez nem todos lidem com elas de maneira tão "íntima" a ponto de chama-las assim, pelo número [:)]. Se você digitar regras de futebol no Google aparecerão vários sites que falam sobre o assunto e você (assim como eu) descobrirá que essas regras não são muitas, apenas 17. O documento of...

A razão Áurea

Os gregos estavam fascinados pelos números e acreditavam que eles tinham propriedades mágicas. Além disso, a civilização grega tinha uma enorme preocupação com a estética, tendo muitos dos arquitetos, artesãos e artistas da época baseado suas obras nos princípios geométricos. Um destes princípios gira em torno de uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega φ . Trata-se de um problema que foi resolvido pela primeira vez por Euclides (300 a.C.), onde q razão entre dois números ( a e b ) é igual a soma destes, dividido pelo primeiro ( a ). Essa razão foi denominada em 1509, por Fra Luca Pacioli , como proporção divina. Podemos resolver esse problema de forma a encontrar o valor desta proporção. A razão áurea é definida algebricamente como:: A equação da direita mostra que , o que pode ser substituído na parte esquerda, resultando em: Cancelando b em ambos os lados, temos: Multiplicando ambos os lados por , resulta: Finalmente, subtraindo de ambos os membros da e...

Nasce o Google Buzz!

Está no ar uma novidade do Google. E como sempre a galera já está dando os seus pitacos sobre o futuro dessa ferramenta. Trata-se do Google Buzz. Assim que algumas pessoas começaram a abrir suas contas do Gmail, na tarde de hoje, ficaram sabendo da novidade. A minha querida amiga Carol não perdeu tempo. Logo escreveu sobre a ferramenta em seu blog, deixando no ar a primeira pergunta que passou na cabeça de todos. Veja: Será o fim do twitter? 09/02/2010 O google sempre ameaçando com estilo seus concorrentes. Agora lançou uma ferramenta de microblog com recursos muito melhores que o twitter. Além do microblog, ele permite compartilhamento de fotos, chat e muito mais! Dica do: @filipesmg ==//== Tratei logo de dar o meu pitaco também, deixando um comentário sobre a questão levantada pela Carol que reproduzo abaixo: Maneiríssima essa nova ferramenta do Google. Mas não acho que será o fim do twitter. Até porquê, as vantagens que o Google Buzz traz já estavam dispon...