Um post sobre o Google? Antes de começar a escrever gostaria de anunciar a minha vontade de não terminar esse post com a frase: "O Google vai dominar o mundo". Obrigado.
Vamos lá então! Eis que surge o Dashboard, a nova onda da Google. É! Porque a onda anterior já está virando uma marolinha.
A verdade é que o Google Wave causou uma certa frustração para alguns usuários, pois muitos achavam que nele seria possível integrar todos os recursos do Google, acessar o Gmail, Gtalk, Orkut, GoogleReader, etc. Eu estou convencido que esse não é o objetivo do Wave. Na verdade, isso que já estamos experimentando é justamente a grande revolução que foi prometida. O lance todo é que não haverá mais distinção entre enviar uma email, conversar no bate-papo ou fazer uma conferência. A ideia é que seja tudo integrando na forma dessas ondas que com grande esforço estamos nos acostumando a usar. Mas não vou me estender muito, pois não quero falar do Google Wave. Para isso, existem vários posts e blogs muito bons pela internet que tratam do assunto.
Entretanto, a tão sonhada integração entre os recursos do Google (que dominam cada espaço que ocupamos na web) parece surgir com essa nova ferramenta, anunciada hoje(5/11 - Quinta-feira) pela Google, chamada Dashboard (painel de instrumentos). Vejam o pequeno vídeo lançado pelo The Google Privacy Channel.
<
Segundo a própria empresa, a pergunta que todos nos fazemos: "o que o Google armazena em minha conta?" poderá ser respondida, já que essa ferramenta mostrará: quantos alertas estão ativos, quantos contatos o internauta tem, quantos e-mails enviados no Gmail, quantas mensagens de e-mail enviadas à lixeira, quantos documentos no Docs, o número de contatos no GTalk, o histórico de buscas na web, etc.
Já sei, já sei. Agora vai começar aquele desespero para conseguir um convite para testar a versão beta do Dashboard. Ai meu Deus, nem consegui o convite para o novo Orkut ainda... (Ué? Tem novo Orkut, também?) Foco! Vamos ter foco.
É o seguinte, não é preciso convites (Iééé!). Basta acessar sua conta do Google e clicar em "configurações", no topo direito da página. Em seguida, selecione "configurações da Conta do Google" e procure o link relacionado à palavra Dashboard para começar a usar a ferramenta.
Caso não encontre o link, basta acessar diretamente https://www.google.com/dashboard que ele entrará no seu painel de ferramentas.
Como prometido não terminarei dizendo que o Google não vai dominar o mundo, até porque ele já dominou!
Comentários
Postar um comentário