Eis que mais um tema polêmico surge nesse domingo de Futebol. O evento aconteceu na partida entre Flamengo e Náutico, no Maracanã, pela 16ª rodada da série A do campeonato brasileiro. Antes de começarmos a falar sobre o assunto vamos assistir ao vídeo:
Isso gerou um grande debate no Twitter logo após o término do jogo. As primeiras perguntas surgiram: o jogador pode trocar de calção, camisa, etc, durante o jogo? Essa situação é igual a de um jogador que troca de chuteiras na beira do campo, ou de um goleira que troca as luvas?
A resposta mais técnica que apareceu foi: "ele infringiu a regra 4". regra 4? Como assim?
É isso mesmo. Todos devem saber que existem regras no futebol, mas talvez nem todos lidem com elas de maneira tão "íntima" a ponto de chama-las assim, pelo número [:)]. Se você digitar regras de futebol no Google aparecerão vários sites que falam sobre o assunto e você (assim como eu) descobrirá que essas regras não são muitas, apenas 17. O documento oficial, Laws of the Game que trata dessa regras pode ser encontrado no site da FIFA (a dica é do meu amigo @leoeki).
São elas:
1 - O campo de jogo: Essa regra, como você deve imaginar, se refere as dimensões máximas e mínimas permitidas, o formato e todos os componentes do campo, como grande área, pequena área, marca do penalti, etc.
2 - A bola: Aqui é definida como deve ser a bola para um jogo de futebol. Coisas como ser esférica, material que deve ser feito, ter certas dimensões, peso, pressão.
3 - O número de jogadores: A essa você conhece, não é? São 11 de cada lado. Sim, mas essa regra fala ainda do número de reservas, número de substituições e ainda número mínimo de jogadores que uma equipe pode jogar, no caso de múltiplas expulsões (que no caso são 7, contando com o goleiro).
4 - O equipamento dos jogadores: Essa é a dita cuja, que se refere ao caso citado acima. Essa regra diz respeito ao uniforme dos jogadores. Fala sobre a camisa, o calção, chuteiras, etc. Aborda também a questão da diferenciação das cores dos dois times, dos goleiros e da arbitragem. Além de objetos que não são permitidos, como relógio, brinco e qualquer objeto que possa ferir os jogadores.
5 - O juiz: Essa fala sobre a autoridade dos árbitros, que ele terá 2 assistentes e que existe ainda um 4º árbitro.
6 - Os bandeirinhas: Diz que são dois e quais são suas competências.
7 - O tempo de jogo: Essa todos sabemos. Dois tempos de 45 minutos. Cabe também a essa regra falar sobre prorrogações, acréscimos, etc.
8 - Início e reinício do jogo: Tem um sorteio e o jogo começa, ate aí tudo bem, porém toda vez que houver gol o jogo precisará ser reiniciado. Essa regra ainda fala sobre a ocasião em que é necessário o juiz dar "bola ao chão".
9 - Bola em jogo e bola para fora: Aqui é explicado quando a bola sai do campo, e como ela deve ser reposta. Por exemplo, lateral, escanteio, tiro de meta, etc.
10 - O método de pontuação: Não! Essa regra não fala que ganha 3 pontos quem vence a partida e 1 quando há empate. A pontuação é o gol. Sabe quando o narrador grita? Então, as vezes nem foi gol, mas o árbitro se equivocou. Quem sabe essa regra sabe quando isso ocorre. Aqui é explicado que a bola tem que atravessar completamente a linha que fica entre as traves, e por aí vai.
11 - O impedimento: Essa é aquela regra que todo mundo diz que as mulheres nunca entendem. O que é mentira. Ela é bem complicada, mas basicamente fala quando um jogador está impedido de continuar a jogada por estar em vantagem em relação a outra equipe.
12 - Faltas e infrações: Faltas (que podem ser tiro livre direto, ou indireto), pênaltis e casos de indisciplina (esses são os mais polêmicos).
13 - Tiro livre: Uma vez marcada a falta como um tiro livre, essa regra explica o que o jogador tem que fazer.
14 - Pênalti: Essa também está relacionada com a regra 12.
15 - Lateral: Quando a bola sai pela linha lateral, o jogador faz o que? Aqui é explicado que ele tem que colocar a bola em jogo com as mãos. Mas não de qualquer jeito, essa regra determina a forma correta de execução.
16 - "O chute do gol": Essa seria a tradução ao pé da letra da regra 16. Conhecemos como tiro de meta. Você sabia que não é obrigatório que o goleiro cobre o tiro de meta? Essa regra fala sobre isso.
17 - O tiro de canto ou escanteio: Explica quando é, e como deve ser feita essa cobrança.
Os detalhes de cada regra você pode ver no documento da FIFA ou então nesse site que faz uma descrição mais detalhada de cada uma delas.
A priori, 17 regras parecem pouco. Nos dá a sensação de que esse jogo seria simples. Mas não é verdade. A cada regra que lemos surgem várias perguntas, várias dúvidas e é possível pensar em várias situações em que você se perguntaria: qual regra explica isso?
Para apimentar tudo isso, existe a interpretação do árbitro. E com ela surgem as polêmicas.
No caso da questão que motivou esse poste, no jogo do Flamengo e Náutico, como a regra 4 se aplica a essa caso?
Vimos que essa regra trata do equipamento dos jogadores e que um jogador tem que estar de calção para participar da partida. Porém, ela diz mais. Trata também de possíveis infrações que possam ser cometidas pelos jogadores. Se o calção rasgou, como foi o caso, o jogador deve avisar ao árbitro e sair para trocar. O jogo não para para esperá-lo, e quando o mesmo já está em condições de voltar, o árbitro deve verificar e autorizar o retorno do mesmo ao campo.
Portanto, a discussão não gira em torno do jogador poder ou não trocar de calção. Ele pode, assim como trocar de chuteira, camisa, meias, etc. Mas ele não pode fazer isso sem a autorização do juiz e por isso mereceu o cartão amarelo, que repercutiu na sua expulsão, pois o mesmo já havia recebido um cartão amarelo antes (ah! Isso diz respeito a regra 12).
As polêmicas no futebol vão acontecer sempre. Até porque, como disse, muitas das vezes elas dizem respeito à interpretação do árbitro, e nesse caso, as chances de alguém discordar é grande.
Acredito que na próxima discussão sobre futebol, você poderá dar uma maior contribuição ao debate, podendo até citar o número da regra, se for o caso.
Comentários
Postar um comentário