Não há dúvida que trata-se de um documentário sensacionalista, porém não se pode ignorá-lo completamente. Nesse site, em português, estão expostas as principais provas utilizada no especial e a explicação de cada uma delas. A maioria são análises de fotografias em que são contestadas penumbras, que supostamente não poderia existir, múltiplas sombras, sombras apontando para lados diferentes (a única fonte de iluminação era o Sol), bandeira tremulando onde não há vento, pegadas nítidas onde não há umidade, etc. Para cada um dos argumentos abordados nessa reportagem, existem, pelo menos, uns 2 contra-argumentos que fazem com que você volte a acreditar que o homem esteve na Lua.
E não é que as 45 minutos do segundo tempo eles conseguiram. No dia 20 de julho de 1969 a Apollo 11 chegava ao solo lunar. Depois disso, em pouco mais de 3 anos durante o governo de Richard Nixon, mais 5 expedições da Apollo levariam uma dúzia de americanos à Lua. Diga-se de passagem, que isso foi essencial para a reeleição esmagadora de Nixon em 1972 que veio a ser manchada pelo impeachment de 1974 depois do escândalo de Watergate. Ai então, nada mais de viagens tripuladas a Lua. Por quê?
A duas semanas atrás foi noticia em todos os jornais do mundo que a NASA estava recuperando as imagens da histórica viajem da Apollo11 com as emissoras de TV, dado que as fitas originais não foram encontradas e segundo a própria NASA teriam sido, acidentalmente, apagadas. É... isso é para deixar todo o mundo com uma "pulga atrás da orelha".
Bem, especulações, teorias conspiratórias, farsas cinematográficas, tudo isso não vai ofuscar a grande comemoração que se espalha pelo mundo. É um momento histórico e todos querem fazer parte dessa festa em homenagem a chegada, ou "chegada" (se preferir), do homem à Lua. Comemorações essas que transcendem a comunidade científica, em virtude principalmente de ter sido escolhido justamente essa data para o Dia do Amigo, e isso não é uma coincidência!
A grande verdade é que agora não faz a menor diferença se o homem realmente pisou ou não pisou na Lua naqueles 20 de julho de 1969. Historicamente nós fomos e as contribuições desse evento para a ciência e tecnologia são inenarráveis. Os frutos de tudo isso nós estamos colhendo até hoje.
Para esse dia especial fica aqui um musiquinha que ilustra todo esse momento:
Comentários
Postar um comentário