Pular para o conteúdo principal

No mundo da Lua...

Estamos comemorando os 40 anos da primeira viagem do homem a Lua. A bordo do Módulo Lunar Eagle, Neil Armstrong e Edwin Aldrin pousaram no Mar da Tranquilidade (região lunar localizada na face visível da Lua) entrando para a história como os primeiros a realizar tal façanha. Bem, até ai nenhuma novidade. Porém, junto com as comemorações pelo evento histórico, que é considerado como a vitória na corrida espacial realizada entre os americanos e russos no período da Guerra Fria, voltam a tona as especulações sobre a veracidade desse feito.

Em 2001 a Fox Television exibiu um especial: Conspiracy Theory - Did we land on the moon? Fotografias e vídeos da viagem foram analisadas por especialistas e uma série de argumentos foram apontados como a prova de que o homem não esteve na Lua naquela ocasião.

Veja abaixo o vídeo do especial da FOX:


Não há dúvida que trata-se de um documentário sensacionalista, porém não se pode ignorá-lo completamente. Nesse site, em português, estão expostas as principais provas utilizada no especial e a explicação de cada uma delas. A maioria são análises de fotografias em que são contestadas penumbras, que supostamente não poderia existir, múltiplas sombras, sombras apontando para lados diferentes (a única fonte de iluminação era o Sol), bandeira tremulando onde não há vento, pegadas nítidas onde não há umidade, etc. Para cada um dos argumentos abordados nessa reportagem, existem, pelo menos, uns 2 contra-argumentos que fazem com que você volte a acreditar que o homem esteve na Lua.

Acreditar. Acaba de se tornar uma questão de fé um dos mais importantes eventos científicos da humanidade. Que ironia, não?

Hoje mesmo ao abrir meu Twitter vi que o professor Dulcidio Braz Jr (@Dulcidio), criador do blog Física na veia, escreveu um post onde são contra-argumentados todos os pontos conspiratórios desse evento. A própria NASA já tinha respondido, inclusive com muito bom humor, a essa questão em 2001, logo após a exibição do especial da FOX (veja aqui a resposta da NASA).

O que eu realmente acho é que toda essa discussão sobre a viagem da Apollo ter sido, ou não, uma grande encenação produzida por um estúdio de Hollywood é completamente irrelevante. Os argumentos que mais me comovem (parafraseando meu amigo @leoeki, que travou comigo no twitter um grande debate sobre o assunto) são as questões históricas da época. Os russos estavam ganhando de goleada dos americanos na tal corrida espacial. Em 1961, o então presidente dos EUA John F. Kennedy lançou o desafio de que até o final da década de 60 eles desbravariam a tão almejada Lua.

E não é que as 45 minutos do segundo tempo eles conseguiram. No dia 20 de julho de 1969 a Apollo 11 chegava ao solo lunar. Depois disso, em pouco mais de 3 anos durante o governo de Richard Nixon, mais 5 expedições da Apollo levariam uma dúzia de americanos à Lua. Diga-se de passagem, que isso foi essencial para a reeleição esmagadora de Nixon em 1972 que veio a ser manchada pelo impeachment de 1974 depois do escândalo de Watergate. Ai então, nada mais de viagens tripuladas a Lua. Por quê?

A duas semanas atrás foi noticia em todos os jornais do mundo que a NASA estava recuperando as imagens da histórica viajem da Apollo11 com as emissoras de TV, dado que as fitas originais não foram encontradas e segundo a própria NASA teriam sido, acidentalmente, apagadas. É... isso é para deixar todo o mundo com uma "pulga atrás da orelha".

Bem, especulações, teorias conspiratórias, farsas cinematográficas, tudo isso não vai ofuscar a grande comemoração que se espalha pelo mundo. É um momento histórico e todos querem fazer parte dessa festa em homenagem a chegada, ou "chegada" (se preferir), do homem à Lua. Comemorações essas que transcendem a comunidade científica, em virtude principalmente de ter sido escolhido justamente essa data para o Dia do Amigo, e isso não é uma coincidência!

A grande verdade é que agora não faz a menor diferença se o homem realmente pisou ou não pisou na Lua naqueles 20 de julho de 1969. Historicamente nós fomos e as contribuições desse evento para a ciência e tecnologia são inenarráveis. Os frutos de tudo isso nós estamos colhendo até hoje.

Para esse dia especial fica aqui um musiquinha que ilustra todo esse momento:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece as regras do futebol?

Eis que mais um tema polêmico surge nesse domingo de Futebol. O evento aconteceu na partida entre Flamengo e Náutico, no Maracanã, pela 16ª rodada da série A do campeonato brasileiro. Antes de começarmos a falar sobre o assunto vamos assistir ao vídeo: Isso gerou um grande debate no Twitter logo após o término do jogo. As primeiras perguntas surgiram: o jogador pode trocar de calção, camisa, etc, durante o jogo? Essa situação é igual a de um jogador que troca de chuteiras na beira do campo, ou de um goleira que troca as luvas? A resposta mais técnica que apareceu foi: "ele infringiu a regra 4". regra 4? Como assim? É isso mesmo. Todos devem saber que existem regras no futebol, mas talvez nem todos lidem com elas de maneira tão "íntima" a ponto de chama-las assim, pelo número [:)]. Se você digitar regras de futebol no Google aparecerão vários sites que falam sobre o assunto e você (assim como eu) descobrirá que essas regras não são muitas, apenas 17. O documento of

Nasce o Google Buzz!

Está no ar uma novidade do Google. E como sempre a galera já está dando os seus pitacos sobre o futuro dessa ferramenta. Trata-se do Google Buzz. Assim que algumas pessoas começaram a abrir suas contas do Gmail, na tarde de hoje, ficaram sabendo da novidade. A minha querida amiga Carol não perdeu tempo. Logo escreveu sobre a ferramenta em seu blog, deixando no ar a primeira pergunta que passou na cabeça de todos. Veja: Será o fim do twitter? 09/02/2010 O google sempre ameaçando com estilo seus concorrentes. Agora lançou uma ferramenta de microblog com recursos muito melhores que o twitter. Além do microblog, ele permite compartilhamento de fotos, chat e muito mais! Dica do: @filipesmg ==//== Tratei logo de dar o meu pitaco também, deixando um comentário sobre a questão levantada pela Carol que reproduzo abaixo: Maneiríssima essa nova ferramenta do Google. Mas não acho que será o fim do twitter. Até porquê, as vantagens que o Google Buzz traz já estavam dispon

A crise da bola!

Não param de aparecer comentários de jogadores, principalmente brasileiros, reclamando da nova bola da Copa da África: a Jabulani. Isso mesmo, a bola tem um nome. Na verdade, o nome completo da bola é Adidas Jabulani. O nome Adidas, obviamente, é por cauda da empresa que produziu a bola. E isso não é novidade. Em outros mundiais, a Adidas também foi responsável pela produção das bolas. Na copa passada, que foi realizada na Alemanha, a bola se chamava Adidas Teamgeist. Há quem diga, inclusive, que esse é o principal motivo para as críticas dos jogadores brasileiros à bola, já que a seleção é patrocinada pela Nike, principal concorrente da Adidas. O sobrenome da bola, Jabulani, significa "celebrar" no idioma Bantu isiZulo, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. Os verdadeiros motivos das reclamações são obscuros, porém, não há dúvida de que a tecnologia por trás da confecção da nova bola pode sim influenciar na sua dinâmica, o que seria perfeitamente perceptível pelos cra