Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Campeão de 1987?


Mais um campeonato brasileiro se passou e temos mais um campeão: Flamengo! Até aí tubo bem, mas o problema é na hora de contar os títulos desse clube. Tudo porque existe uma controvérsia histórica em relação a um campeonato brasileiro que ocorreu em 1987, ano que o Flamengo se sagrou tetracampeão.

Se você for no site da CBF, nessa página aqui, e contar o número de títulos do C. R. Flamengo, verá que são 5 (1980, 1982, 1983, 1992, 2009), pois em 1987 é dado como campeão o Sport Clube Recife .

Vamos tentar entender essa confusão rapidamente.

Em 1987, por causa de um crise financeira, a CBF anunciou que não realizaria o campeonato brasileiro naquele ano. Assim, os treze principais clubes brasileiros daquela época, Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia (Bahia? - Eu disse daquela época!) decidiram organizar o campeonato brasileiro. Surgia naquele momento o Clube dos Treze que com o patrocínio de Coca-Cola, Varig e Rede Globo realizaram o que denominaram Copa União.

Mas aí é que começam a surgir os problemas. Em conciliação com a CBF o Clube dos Treze convida mais 3 equipes para participar do torneio: Goiás, Santa Cruz e Coritiba. Entretranto, Guaraní, vice-campeão do ano anterior e América-RJ, 4º colocado, ficaram de fora. E teve mais. A CBF, decidiu então, organizar outros módulos para o campeonato, transformando a Copa União em módulo verde, criando um módulo amarelo que contava com mais 16 equipes: Guarani, Criciúma, Joinville, América-RJ, Inter de Limeira, Portuguesa, Atlético-PR, Rio Branco-ES, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico, Atlético-GO, Sport e Vitória, além de outros dois módulos, azul e branco, que classificariam 12 equipes para a segunda divisão do ano seguinte. Com isso, a CBF propôs que os campeões e vices dos módulos amarelo e verde se enfrentassem num quadrangular final, de onde sairiam os representantes brasileiros para Libertadores.

Com a recusa por parte do Clube dos Treze em participar dessa quadrangular final, alegando que o regulamento foi modificado no meio do campeonato, os campeões e vice do módulo verde, Flamengo e Internacional, perderam os jogos por WO para os campeões (Ué, não teve vice? - Eita. Isso é uma outra confusão...) do módulo Amarelo, Sport e Guarani. Com isso, a CBF proclamou o Sport e o Guaraní, campeão brasileiro e vice, respectivamente. Já o Clube dos 13 fez o mesmo com Flamengo e Internacional.

E agora? Afinal, quem foi o verdadeiro campeão de 1987?

A verdade é que essa confusão toda só aconteceu por causa da incompetência da CBF, que em anos anteriores, também fazia verdadeiras lambaças, com regulamentos confusos e mudanças em cima da hora ou com os torneios já em andamento.

Não considerar o Flamengo como campeão daquele ano é um absurdo. Foi ele quem disputou o campeonato com as principais equipes daquela época. Porém, independentemente das questões políticas da época, seria injusto para as equipes do módulo amarelo, equipes essa que disputaram campeonatos anteriores com as equipes do módulo verde, desconsiderar que elas tenham disputado o Campeonato Brasileiro. Então, nada mais justo, num ano em que, na realidade, ocorreram dois campeonatos, que tenhamos 2 campeões.

O Sport sim, deve ser considerado campeão de 1987. Afinal, se tivesse sido um campeonato em que todas essas equipes (módulo verde e amarelo) participassem as coisas seriam diferentes. Todo mundo sabe que não é só de grandes equipes que se faz um verdadeiro torneio de futebol.É só lembra do exemplo da Copa João Havelange*, em 2000, que tivemos um time da 2ª divisão (São Caetano) na final.

Por isso, devemos de uma vez por todas acabar com essa discussão tola sobre o Hexacampeonato do Flamengo. E a CBF considerar de uma vez por todas que no ano de 1987 os campeões brasileiros foram Flamengo e Sport. Ponto final!


*A exemplo da Copa União, a copa João Havelange também foi organizada pelo Clube dos 13 e também era previsto o cruzamento entre equipes de módulos diferentes.

Comentários

  1. Mermão, você falou tudo. Sou Sport, e concordo exatamente com você. Entendo que o Sport foi "campeão" com menos mérito que o Flamengo, mas a desculpa de que o Flamengo foi campeão porque jogou com as melhores equipes é esquecer o que é futebol, que só se ganha em campo.
    Eu acredito que ou ambos são campeões, ou nenhum. Mas de uma coisa eu sei, a taça de bolinhas tá na minha casa.

    ResponderExcluir
  2. Algum de vocês lembra qual era o time do flamengo na ocasião?
    Só para refrescar a memória:
    Flamengo - 1987:
    Goleiro: Zé Carlos (S)
    Lateral-Direito: Jorginho (S)
    Zagueiro: Edinho (S)
    Zagueiro: Leandro
    Lateral-Esquerdo: Leonardo (S)
    Volante: Ailton
    Volante: Andrade (S)
    Meia: Zinho (S)
    Meia: Zico (S)
    atacante: Bebeto (S)
    Atacante: Renato Gaúcho (S)
    Técnico: Carlinhos

    * S: Indica os jogadores que atuaram também na seleção brasileira

    Alguém acha que o Sport tinha alguma sombra de chance de ganhar desta máquina aí? Acho mais do que justo a CBF, devido a cagada que cometeu na época, reconhecer o flamengo como campeão. Acho também que deveria ser considerado como absoluto, mas tudo bem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece as regras do futebol?

Eis que mais um tema polêmico surge nesse domingo de Futebol. O evento aconteceu na partida entre Flamengo e Náutico, no Maracanã, pela 16ª rodada da série A do campeonato brasileiro. Antes de começarmos a falar sobre o assunto vamos assistir ao vídeo: Isso gerou um grande debate no Twitter logo após o término do jogo. As primeiras perguntas surgiram: o jogador pode trocar de calção, camisa, etc, durante o jogo? Essa situação é igual a de um jogador que troca de chuteiras na beira do campo, ou de um goleira que troca as luvas? A resposta mais técnica que apareceu foi: "ele infringiu a regra 4". regra 4? Como assim? É isso mesmo. Todos devem saber que existem regras no futebol, mas talvez nem todos lidem com elas de maneira tão "íntima" a ponto de chama-las assim, pelo número [:)]. Se você digitar regras de futebol no Google aparecerão vários sites que falam sobre o assunto e você (assim como eu) descobrirá que essas regras não são muitas, apenas 17. O documento of

Nasce o Google Buzz!

Está no ar uma novidade do Google. E como sempre a galera já está dando os seus pitacos sobre o futuro dessa ferramenta. Trata-se do Google Buzz. Assim que algumas pessoas começaram a abrir suas contas do Gmail, na tarde de hoje, ficaram sabendo da novidade. A minha querida amiga Carol não perdeu tempo. Logo escreveu sobre a ferramenta em seu blog, deixando no ar a primeira pergunta que passou na cabeça de todos. Veja: Será o fim do twitter? 09/02/2010 O google sempre ameaçando com estilo seus concorrentes. Agora lançou uma ferramenta de microblog com recursos muito melhores que o twitter. Além do microblog, ele permite compartilhamento de fotos, chat e muito mais! Dica do: @filipesmg ==//== Tratei logo de dar o meu pitaco também, deixando um comentário sobre a questão levantada pela Carol que reproduzo abaixo: Maneiríssima essa nova ferramenta do Google. Mas não acho que será o fim do twitter. Até porquê, as vantagens que o Google Buzz traz já estavam dispon

A crise da bola!

Não param de aparecer comentários de jogadores, principalmente brasileiros, reclamando da nova bola da Copa da África: a Jabulani. Isso mesmo, a bola tem um nome. Na verdade, o nome completo da bola é Adidas Jabulani. O nome Adidas, obviamente, é por cauda da empresa que produziu a bola. E isso não é novidade. Em outros mundiais, a Adidas também foi responsável pela produção das bolas. Na copa passada, que foi realizada na Alemanha, a bola se chamava Adidas Teamgeist. Há quem diga, inclusive, que esse é o principal motivo para as críticas dos jogadores brasileiros à bola, já que a seleção é patrocinada pela Nike, principal concorrente da Adidas. O sobrenome da bola, Jabulani, significa "celebrar" no idioma Bantu isiZulo, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. Os verdadeiros motivos das reclamações são obscuros, porém, não há dúvida de que a tecnologia por trás da confecção da nova bola pode sim influenciar na sua dinâmica, o que seria perfeitamente perceptível pelos cra