Pular para o conteúdo principal

A razão Áurea


Os gregos estavam fascinados pelos números e acreditavam que eles tinham propriedades mágicas. Além disso, a civilização grega tinha uma enorme preocupação com a estética, tendo muitos dos arquitetos, artesãos e artistas da época baseado suas obras nos princípios geométricos.

Um destes princípios gira em torno de uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega φ. Trata-se de um problema que foi resolvido pela primeira vez por Euclides (300 a.C.), onde q razão entre dois números (a e b) é igual a soma destes, dividido pelo primeiro (a).


Essa razão foi denominada em 1509, por Fra Luca Pacioli, como proporção divina. Podemos resolver esse problema de forma a encontrar o valor desta proporção.

A razão áurea é definida algebricamente como::

 \frac{a+b}{a} = \frac{a}{b} = \varphi\,.

A equação da direita mostra que a=b\varphi, o que pode ser substituído na parte esquerda, resultando em:

\frac{b\varphi+b}{b\varphi}=\frac{b\varphi}{b}\,.

Cancelando b em ambos os lados, temos:

\frac{\varphi+1}{\varphi}=\varphi.

Multiplicando ambos os lados por \varphi, resulta:

\varphi+1=\varphi^2.

Finalmente, subtraindo \varphi^2 de ambos os membros da equação e multiplicando todas as parcelas por − 1, encontramos:

\varphi^2 - \varphi - 1 = 0, que é uma equação quadrática da forma:
ax^2 + bx + c = 0\,\!, em que \,\!a=1,\ b=-1\ \mathrm{e}\ c=-1

Resolvendo essa equação, temos que :

\varphi = \frac{-b \pm \sqrt{b^2-4ac}}{2a}\,\!

\varphi = \frac{-(-1) \pm \sqrt{(-1)^2-4\cdot{1}\cdot{(-1)}}}{2\cdot{1}}\,\!

\varphi = \frac{1 \pm \sqrt{1+4}}{2}\,\!

\varphi = \frac{1 \pm \sqrt{5}}{2}\,\!

A única solução positiva dessa equação quadrática é a seguinte:

\varphi = \frac{1 + \sqrt{5}}{2} \approx 1.618\,033\,989\,., que é o número \varphi.

Mas o que esse número tem de especial?

Já na Grécia antiga sabia-se que muitas das figuras geométricas preservavam essa proporção. Entre elas o pentágono regular e o icosaedro, um sólido de 20 faces formadas por triângulos equiláteros, sendo cada um destes triângulos formado pela ligação de um das arestas de retângulos áureos. Veja na figura abaixo:


Não é difícil verificar a fascinação que os gregos tinham por esta proporção, se olharmos para uma foto das ruínas do Partenon. É possível verificar que ele foi todo desenhado utilizando-se retângulos áureos.



Aproximadamente 1500 anos depois de Euclides, Leonardo de Pisa (1175-1250), um matemático italiano, mais conhecido como Fibonacci ("Filho de boa natureza"), propôs um problema cuja solução era uma sequência de números (0,1,1,2,3,5,8,13,...). Mais 500 anos se passaram até que Johannes Kepler (1571-1630) tenha verificado uma conexão entre a série de Fibonacci e a razão áurea.

A série de Fibonacci é aquela em que cada número da sequência é gerado pela soma dos dois anteriores. Kepler mostrou que a razão dessa sequência se aproxima cada vez mais da razão áurea:
2/1 = 2
3/2 = 1,5
5/3 = 1,66
8/5 = 1,6
13/8 = 1,625
21/13 = 1,615...

Desde então, manifestações da série de Fibonacci e do número áureo tem aparecido em todos os lugares. Como é o caso de várias áreas de estudo da Biologia. Uma destas manifestações aparece na concha de certos moluscos.



A forma dessa concha é conhecida na matemática como espiral logarítmica. Sua construção pode ser realizada partindo de um quadrado de lado 1 e colocando outro idêntico ao seu lado. Em seguida, para completar a figura, adiciona-se mais um quadrado, sendo esse agora de lado 2. Consequentemente, o próximo quadrado a ser adicionado tem que ter lado 3 (2+1), e o próximo terá lado 5 (3+2). Continuando a acrescentar mais quadrados, percebe-se que a sequência formada pelos lados dos quadrados é dada pela série de Fibonacci. Ligando-se os vértices desses quadrados na forma de um arco de circunferência, a figura gerada é uma espiral logarítmica, idêntica ao formato da concha do molusco da figura.



Outra área da Biologia em que é observado a proporção divina é na Botânica, num ramo de pesquisa que estuda a disposição das folhas nos talos das plantas e recebe o nome de Filotaxia. Na maioria dos casos, percebe-se que com o intuito de maximizar a captação de luz, a disposição das folhas segue uma trajetória ascendente na forma de uma hélice:


Uma importante propriedade no estudo da Filotaxia é medida da seguinte forma: Partindo de uma determinada folha do talo, seguindo de forma ascendente até a próxima folha de mesma orientação, o número de folhas encontradas nesse caminho chamamos de n. Nesse mesmo trajeto, também podemos contar o número de voltas dadas no talo, chamamos esse número de m. A caracterização ou divergência das plantas e dada pela razão n/m. Vamos considerar agora a sequência de Fibonacci como {Fi}, tal que: F1=1 F2=1, F3=2, F4=5, F6=8... O surpreendente na Filotaxia é que a caracterização das plantas, na maioria dos casos, é dada justamente por elementos da série de Fibonacci, do tipo Fi/F(i+2). No caso do Llorón a caracterização seria F4/F6.

Ainda na Botânica, podemos nos fazer as seguintes perguntas: Por que as margaridas tem geralmente 34, 55, ou 89 pétalas? Por que as pinhas tem 8 diagonais num sentido e 13 no outro? Por que o girassol tem 21 espirais para um lado e 34 para o outro?


A verdade é que os biólogos não estão de acordo sobre qual a razão para toda essa "numerologia". Entretanto, é espantoso que todos esses números tenham relação com a série de Fibonacci e, consequentemente, a razão áurea.

Leonardo da Vinci, obviamente, não ficaria de fora dessa história, e em sua obra mais famosa, La Gioconda (Monalisa), podem ser observados os retângulos áureos:


Ainda na Biologia, também a Anatomia humana está cheia destas proporções divinas. Por exemplo: A razão entre a altura de uma pessoa e a distância do umbigo até o solo, a distância entre o ombro e as pontas dos dedos dividida pela distância entre o cotovelo e a pontas dos dedos, a relação entre as falanges dos dedos dos pés com a das mãos, a relação entre a altura da cabeça e sua largura. Todas estas frações nos levam ao número φ.


O que de divino realmente tem esse número? Com certeza não será a ciência que dará a resposta, mas é realmente surpreendente a quantidade de situações em que essa razão é encontrada e, por isso, é fácil de entender o porquê da proporção divina ter encantando tanto aos gregos, a cerca de 2,5 mil anos atrás, e encanta tantas pessoas, inclusive cientistas, até hoje.


Mais curiosidades sobre a razão áurea podem ser encontradas na wikipédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece as regras do futebol?

Eis que mais um tema polêmico surge nesse domingo de Futebol. O evento aconteceu na partida entre Flamengo e Náutico, no Maracanã, pela 16ª rodada da série A do campeonato brasileiro. Antes de começarmos a falar sobre o assunto vamos assistir ao vídeo: Isso gerou um grande debate no Twitter logo após o término do jogo. As primeiras perguntas surgiram: o jogador pode trocar de calção, camisa, etc, durante o jogo? Essa situação é igual a de um jogador que troca de chuteiras na beira do campo, ou de um goleira que troca as luvas? A resposta mais técnica que apareceu foi: "ele infringiu a regra 4". regra 4? Como assim? É isso mesmo. Todos devem saber que existem regras no futebol, mas talvez nem todos lidem com elas de maneira tão "íntima" a ponto de chama-las assim, pelo número [:)]. Se você digitar regras de futebol no Google aparecerão vários sites que falam sobre o assunto e você (assim como eu) descobrirá que essas regras não são muitas, apenas 17. O documento of

A crise da bola!

Não param de aparecer comentários de jogadores, principalmente brasileiros, reclamando da nova bola da Copa da África: a Jabulani. Isso mesmo, a bola tem um nome. Na verdade, o nome completo da bola é Adidas Jabulani. O nome Adidas, obviamente, é por cauda da empresa que produziu a bola. E isso não é novidade. Em outros mundiais, a Adidas também foi responsável pela produção das bolas. Na copa passada, que foi realizada na Alemanha, a bola se chamava Adidas Teamgeist. Há quem diga, inclusive, que esse é o principal motivo para as críticas dos jogadores brasileiros à bola, já que a seleção é patrocinada pela Nike, principal concorrente da Adidas. O sobrenome da bola, Jabulani, significa "celebrar" no idioma Bantu isiZulo, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. Os verdadeiros motivos das reclamações são obscuros, porém, não há dúvida de que a tecnologia por trás da confecção da nova bola pode sim influenciar na sua dinâmica, o que seria perfeitamente perceptível pelos cra

Nasce o Google Buzz!

Está no ar uma novidade do Google. E como sempre a galera já está dando os seus pitacos sobre o futuro dessa ferramenta. Trata-se do Google Buzz. Assim que algumas pessoas começaram a abrir suas contas do Gmail, na tarde de hoje, ficaram sabendo da novidade. A minha querida amiga Carol não perdeu tempo. Logo escreveu sobre a ferramenta em seu blog, deixando no ar a primeira pergunta que passou na cabeça de todos. Veja: Será o fim do twitter? 09/02/2010 O google sempre ameaçando com estilo seus concorrentes. Agora lançou uma ferramenta de microblog com recursos muito melhores que o twitter. Além do microblog, ele permite compartilhamento de fotos, chat e muito mais! Dica do: @filipesmg ==//== Tratei logo de dar o meu pitaco também, deixando um comentário sobre a questão levantada pela Carol que reproduzo abaixo: Maneiríssima essa nova ferramenta do Google. Mas não acho que será o fim do twitter. Até porquê, as vantagens que o Google Buzz traz já estavam dispon